2015-05-14

A iluminação de ambientes como estratégia de venda


Todos nós temos nossas lojas favoritas, aquelas que são agradáveis aos nossos olhos, que nos envolvem e convidam a entrar sempre que possível. Outras apresentam um ambiente mais frio ou quentes demais, que acabam repelindo as pessoas e diminuindo o desejo de se entrar nelas.

Muitos não se dão conta, mas essa atração dos ambientes é, em grande parte, por conta da sua iluminação. Atrelada, é claro, ao som, cheiro, vitrine, fachada e outras características especificas de cada espaço. Levando em conta que 80% da percepção de mundo do ser humano se dá pela visão, a iluminação se torna uma aliada extremamente importante nas vendas e vem sendo largamente utilizada pelos empresários. Tão importante quanto os produtos que se expõe, é como se ilumina e com se organiza o ambiente em que eles estão expostos.


Para que uma iluminação seja eficiente e convidativa, ela deve apresentar uma combinação equilibrada de lâmpadas com tonalidades frias e quentes. Isso porque o excesso de luz branca não destaca bem os produtos, não valoriza as cores e torna o ambiente mais impessoal. Mais utilizada em comércios como farmácias, açougues e supermercados. Já o uso excessivo de lâmpadas quentes faz com que o ambiente aparente ser abafado e desconfortável aos olhos do público.


Cada vez mais a iluminação comercial está sendo tratada como uma poderosa ferramenta de marketing. Ela deve estar diretamente relacionada à sua arquitetura, decoração e estratégia de vendas. É importante se atentar a alguns detalhes, como: para iluminação geral, é recomendado utilizar lâmpadas com tonalidade fria, que consomem menos energia e iluminam áreas maiores. Já para destacar e valorizar produtos e pontos específicos, é mais interessante o uso de lâmpadas com fachos pontuais e com tonalidade quente.

É importante também que a iluminação natural seja valorizada, por meio de janelas, claraboias ou jardins internos. Ela ajuda a tornar o ambiente mais sedutor e agradável, além de economizar energia. Uma das principais tendências do mercado de iluminação que deve ser considerada é a das lâmpadas de LED. O LED é uma opção econômica que, à princípio, requer mais investimento, mas que em um ano, em média, já traz retorno do que foi investido e mantém a economia de energia.



Também deve-se considerar o público que está sendo abordado. Por exemplo, em ambientes mais populares uma luz clara, forte e uniforme é mais efetiva, pois transmite uma noção de agilidade. Já no caso de espaços mais sofisticados, o uso da sombra se torna mais atrativo, produzindo contraste entre os objetos iluminados e os ofuscados.


Cada tipo de comércio requer uma iluminação específica que leve em conta sua mercadoria, decoração e perfil do público-alvo. Por isso ela deve ser tratada como uma das prioridades, se possível desenvolvida por um profissional da área, para que o resultado seja coerente com o esperado. Se você quiser ver alguns exemplos, dê uma olhada no nosso painel de Iluminação no Pinterest.

Nenhum comentário:

Postar um comentário